quarta-feira, 8 de Maio de 2024  14:09
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Tarte de Maçã

Tarte de Maçã

Bate-se a margarina até ficar em creme, adicionando-se aos poucos o açúcar, os ovos, a raspa de limão e o sal. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-12-2004

Politicamente Incorrecto


Crónica da América

Esta minha propensão para ser, muitas vezes , politicamente incorrecto, parece ser uma constante da minha razão de pensar.A propósito, na secção de cartas ao Editor do “New York Times”, acabo de ler uma série de declarações de professores e cientistas contra as pesquisas com as “stem cells”, ou células embrionárias . Essas sumidades invocaram razões éticas e religiosas . Essas células-argumentam-- são pedaços de vida em formação. São seres humanos em potência . E que , manusear e estudar essas vergônteas de universo , e procurar aproveitá-las para dignificação da vida humana e livrá-la de enfermidades contidas no génese dessas micro-vidas, é algo que não deve ser feito , por razões éticas e morais e de respeito para com próprio Criador das coisas.

Em face destas declarações de cientistas e homens responsáveis , os meus diabinhos particulares ficaramm agitados , e começaram a congeminar sobre os meios de expor os meus cinco reis de opinião .A minha formação liberal, aberta à evolução e à ciência , sem abdicar da ideia da formação programada deste fenómeno que nós somos, diz-me ser um erro , esta atitude politico-religiosa de oposição às pesquisas científicas .Esse manuseamento e estudo das células originárias , não tem como objectivo criar mais um cosmético raro para uso de senhoras milionárias .Trata-se de utilizar esses microscópicos pedacinhos de vida, no tratamento de doenças raras que afligem a humanidade. Pode ser que o esforço não resulte . Mas , em minha opinião , tem de ser tentado .Este “sacrifício” das células não é estranho à vida e às próprias crenças religiosas. Deus, segundo a crença cristã “sacrificou” a vida do próprio filho para “salvação dos homens”. E das mulheres , claro, embora a mulher , nesse tempo e nesse quadrante, tivesse pouco valor. A Inquisição “sacrificou “ milhares , não de simples células, sem pensamento nem sentir , mas de vidas já formadas , para “Glória de Deus”. E o sr. George W. Bush , está “sacrificando” a vida de centenas de jovens e pais de familia, a “bem da nação” e de todos nós , pelo que os nossos inimigos da ciência , lhe estão muito obrigados . E muitos desses piedosos seres moralistas que se opõem ao estudo das células embriónicas , aceitam como coisa normal, este sacrificio, nao de células , mas de seres humanos já criados , capazes de amar e de sofrer .

E todos estes sacrifícios não agitam as vísceras dos grandes moralistas, que dizem falar com Deus e conhecerem até os Seus projectos e desígnios . Parece-nos que no programa da Criação , não estava previsto o acto humano-divino, de arrancar um rim do corpo , e oferecê-lo a alguem que precisa de um para viver . Por vezes um desconhecido , sem laços de familia , como há pouco aconteceu bem perto de nós. Não me parece que a Bíblia ou o Corão , tenham discutido ou previsto esta possibilidade. Deve-se este milagre ao Homem-Ciência , que tambem “sacrifica ”a vida estudando os fenómenos e as leis da Natureza . Como se vê , tambem o cientista que passa os dias e as noites a estudar as leis da Criação, se sacrifica pelos outros.

Esta é , decerto , uma maneira brusca e politicamente incorrecta de dizer aquilo que sinto àcerca desta matéria . Mas , os genes com que fui dotado assim me obrigam..E para quem , como eu , ja almeja o fim da sua longa caminhada,”tanto se lhe dá, como se lhe deu”.E já não se importa de fazer ondas , nem de expor aquilo que sente como “verdade”. Porque , como toda a gente , tambem tenho direito à minha verdade , embora admitindo a possibilidade de ela ser contrária à forma de estar e de pensar de muitos dos meus irmãos cavadores da mesma vinha . E no final da corrida, é tambem possivel que alguns estejam de acôrdo comigo.

Esta “coisa” de estar no mundo e de pensar, é por vezes um processo doloroso e cheio de altos e baixos. É impossível ir ao encontro do pensamento e da opinião de todos . É por isso que existem os partidos, as religiões, os grupos , as bruxas , os “Think tanks” e os cabeças falantes da radio e TV . Que estes , é raro tomar pelas vias do livre pensamento, e preferem defender a doutrina do seu grupo.

E parece-me que o sumo desta apressada crónica , esta espremido . Com o devido respeito por todos os que , “sinceramente” , pensem ao contrário . Pois tambem eles têm a sua “verdade”, que devem expor e defender.

Manuel Calado*

*Jornalista nos EUA


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®